Uso de drogas é uma doença ou simplesmente é falta de vontade de parar ???

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Internação involuntária quando o paciente não aceita o tratamento

Experiência de um dependente sobre internação involuntária

Coloquei algumas materiais em vídeo que dão uma boa noção do que se enfrenta em uma internação involuntária, também as melhoras de pessoas que passaram por essa situação que muitas vezes funciona.

Com certeza é um grande choque de realidade juntamente com um tempo para refletir e recuperar a conciência, uma atitude drástica mais que tem seus benefícios   


Com certeza é uma atitude difícil de ser tomada mais necessária, posso ajudar com a experiência do meu caso fui internado involuntariamente em algumas situações, com certeza ninguém vai gostar principalmente um dependente de drogas que é tirado daquilo que ele julga mais importante em sua vida, fiquei furioso prometi a mim mesmo que não iria mais falar com minha familia, mais no tempo em que fiquei internado comecei a refletir sobre o assunto e conforme o tempo foi passando comecei a entender e analisar minha própria vida, continuei muito nervoso e não conseguia aceitar ter sido internado contra minha vontade, mais hoje sóbrio e livre das drogas dou total razão e até agradeço que isso tenha acontecido, "minha familia foi de fundamental importância na minha recuperação sem o apoio deles e a intervenção nos momentos em que eu perdia o controle talvez nem estivesse vivo"     


Este vídeo contem cenas da novela passione e também um documentário real



Deve-se entender que:
             

Acorrentado a doença um dependente químico chega no ponto de não ter mais capacidade de discernimento a droga se torna o item mais importante de sua vida, ele vive para droga não aceita o tratamento e se torna um perigo para si mesmo e para sociedade. 


Quando um usuário faz uso de certo tipo de droga o processo funciona mais ou menos assim, ele compra a droga faz uso, a droga acaba e ele entra em estado de desespero, precisa conseguir mais, a forma de conseguir é que entra em questão não existe discernimento,  para conseguir podem se tornar agressivos, roubar, se prostituir e se expõem a serias condições de risco para si mesmos e para os outros. 

Nas formas de conseguir primeiramente irão tentar das formas mais lógicas sendo trocar seus bens como, roupas, celular, eletrônicos, jóias e etc.
Depois a segunda opção é pedir dinheiro a familia podendo tornar-se agressivo a falta do mesmo 
A terceira opção seria roubar primeiramente algo de alguém da própria familia 
O próximo passo entra em pedir fiado para o traficante e o crime, começa a traficar para sustentar o vicio, rouba, se prostituem e etc.
Os traficantes dificilmente vendem fiado mais se vendem eles cobram até com a vida, são muito severos para que outros entendam como recado e não deixem de pagar suas dividas 



O que é Internação Involuntária?

A internação involuntária é a prática de utilizar meios legais como parte de uma lei de saúde mental para internar uma pessoa em um hospital psiquiátrico, clínica ou enfermaria contra a sua vontade ou sob os seus protestos.

No caso da internação involuntária do paciente dependente químico é realizada quando a sua capacidade psíquica é afetada momentaneamente devido ao abuso de substâncias psicoativas (drogas e álcool). 

O dependente não consegue mais escolher entre o consumo e a abstinência, ele está tão tomado pela doença que não consegue perceber os danos que causa a si e à sua família.




É um procedimento legal?

Sim. A internação involuntária está prevista pela Lei 10.216, de 6 de abril de 2002, regulamentada pela portaria federal nº 2.391/2002/GM. 

Atenção: procure saber se a instituição que procurou respeita estas determinações legais, pois nem todas as entidades que prestam este serviço possuem autorização para realizá-lo.




Porque o Internamento involuntário se torna necessário ?

A internação involuntária é uma intervenção necessária, pois, quando o individuo já está tomado pela dependência, ele não consegue mais distinguir o que faz bem ou mal para si e sua família, podendo sofrer consequências graves, inclusive a morte.

E a família, neste momento, deve ter a consciência de que internar, mesmo contra a vontade do paciente, é o caminho para que o indivíduo torne a ter uma vida sem a dependência das drogas

ou até mesmo para sua propria proteção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário